domingo, 6 de novembro de 2011

Quarto minguante

image

“… a diferença é o resultado da subtracção de dois valores, um maior e outro menor: a realidade e o teu gesto. Pode ser pequeno, mas é ele que faz a diferença.”

É uma das fases da Lua. Assume-a na altura em que um ângulo recto é definido entre o nosso planeta, este satélite e a estrela que nos acalenta. Vemos apenas metade da rainha da noite, metade que vai diminuindo progressivamente. Assim está a necessidade básica nas famílias: minguante.

(…)

Voltou a abrir ligeiramente e enfiou a face entre a caixilharia velha de madeira, entre uma mão e outra. Arrancou um largo sorriso, beijou-a na presença das estrelas e murmurou-lhe um “boa-noite”. A lua agradeceu a Inês, sorrindo com o que lhe restava à esquerda do hemisfério norte. Terminou assim o seu jantar e vestiu o pijama no conforto do colo da mãe.

Na próxima refeição, depois de leres esta publicação, sentado à mesa, coloca um pedaço de pão no teu prato e pensa: e se este fosse hoje o meu jantar? Porque seria e como haveria de o resolver? Pensa, cria, porque a diferença é o resultado da subtracção de dois valores, um maior e outro menor: a realidade e o teu gesto. Pode ser pequeno, mas é ele que faz a diferença. Mas quando o fizeres, acredita. Só assim obterás o resultado certo. Só assim se faz bem.

in "Um momento, por favor…"
(c) 2011 Manuel Almeida

Uma dica, uma pista mágica.