domingo, 11 de dezembro de 2011

Os sorrisos das amendoeiras em flor

©2011 missu amplu

“Nunca é tarde para apoiares, nunca é tarde para apadrinhares. Pelo menos para quem te espera.”

A terra sorvia o sol fazendo gretar a paisagem. Sementes caídas da Natureza espalhavam-se e o seco fazia ecoar a leveza de tais elementos. A paisagem chamava por alguém. Árida, ampla, deserta, quente e seca, enquanto leves empurrões da brisa que rasteava junto à terra faziam-nas deslizar por entre as fissuras deixadas pela humidade oferecida aos céus.

Os Homens já há muito se haviam esquecido dela. Delas.

(…)

Milhares de crianças vivem assim, entre as fissuras da sociedade gretada pela aridez da atitude ausente, com pais ausentes ou inocentes, esperando uma mão de cuidado, amor em valor, um apadrinhamento incondicional e dedicado, um apoio decidido e afecto à rega que necessitam para que amanhã, já amanhã, possamos respirar os seus sorrisos e manter a temperatura da vida sem receios de asfixiar ou sentir a hipotermia do que se poderia ter feito em vez do que não se fez.

Está na hora de fazer uma troca, trocas deveriam ser um hábito e não um marco no calendário. Trocar um jantar fora de casa, a cafeína de meio mês, metade de uma oferta, uma coisa a menos, um material a mais. Trocar. Trocar um dia, por uma vida.

Nunca é tarde para apoiares, nunca é tarde para apadrinhares. Pelo menos para quem te espera.

in "Um momento, por favor…"
(c) 2011 Manuel Almeida

Dá. Dá de ti.

Centro de Acolhimento Temporário da Santa Casa da Misericórdia de Gaia

Apadrinhamento de crianças do CAT